domingo, 1 de janeiro de 2012

4.7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Sistematização Conceitual.

Currículo são todas as atividades através das quais o aluno aprende ( Hounston).         
          Para Moreira(1999) currículo é a ligação mais estreita entre os princípios gerais e sua operação, entre a teoria e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o prescrito e o realizado.
          Os PCNs de 2.007 nos coloca: "É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais e futuras."
          Se observarmos os PCNs do Ensino Médio, veremos que criam amplas possibilidades para a exploração das tecnologias e que colocam a tecnologia como tema central. Ela permeia as três áreas do conhecimento, a saber; Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Portanto, os currículos atuais devem prever o desenvolvimento de competências e habilidades específicas na área de tecnologia, relacionados principalmente às tecnologias de informação e comunicação, para obtenção, seleção e utilização de informações por meio do computador.
          Sabemos que, o processo de ensino-aprendizagem deve incorporar cada vez mais o uso das TICs para que os alunos e educadores possam manipular e aprender a ler, escrever ou expressar-se usando tais modalidades e meios de comunicação. E para que isso aconteça, elas devem estar integradas ao currículo, ao que é desenvolvido em todas as disciplinas curriculares, pois podem ajudar na formação de um cidadão preparado para usufruir dos recursos oferecidos pela sociedade do conhecimento.
          Para que as atividades possam ser desenvolvidas adequadamente, é necessário que aprendizes e professores entendam as características e potencialidades que as TICs oferecem, de modo a desenvolver um olhar crítico com relação ao uso dessas tecnologias e como elas são integradas ao currículo, sem serem levados pelos modismos, pelas ondas de consumismo tecnológico.
          E não podemos confundir novo currículo com pirotecnia pedagógica, que consiste em deixar o aluno assistindo ao desenrolar de um fenômeno, sem participação cognitiva, o que não contribui para o processo de construção de conhecimento. Também não adianta continuar centralizados no currículo do lápis e papel, utilizando o laboratório de informática apenas para que os alunos aprendem sobre informática e seus aplicativos ou utilizando as TIcs para reforçar o que é transmitido em sala de aula.
          Os recursos existem e podem ser encontrados em diferentes portais da web. O próprio MEC tem desenvolvido o Portal do Professor que dispõe de vários exemplos de sofwares e situações de aprendizagem para praticamente todas as disciplinas e níveis de ensino. Porém, se o professor não souber utilizá-los, as TICs por si sós não serão capazes de fazer nenhuma mudança.

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