sábado, 31 de dezembro de 2011

4.3: Reflexão sobre experiências de projetos com uso de recursos tecnológicos em sala de aula

           O trabalho com projetos é sempre enriquecedor, prazeroso e significativo para o aluno.
          As atividades e conteúdos não são fragmentados. Portanto, eles acontecem naturalmente numa conexão interdisciplinar e, o aprendizado se torna eficiente pois, o aluno se sente mais estimulado e envolvido num assunto do qual ele próprio ajudou a sugerir ou que faz parte do contexto em que vive.
          Trabalhar com projetos usando as tecnologias atuais é ainda mais signifcativo tanto para o professor quanto para o aluno.
          Há um leque de possibilidades e de ampliação do estudo do tema proposto como por exemplo, pesquisas na internet em que o professor juntamente com seus alunos construirão aprendizagens significativas.  E essas ferramentas são prazerosas, instigadoras e que prendem a atenção o tempo todo  levando-nos a busca incessante de mais e mais conhecimentos.
          Se, na escola não há computadores com internet, é importante que façamos adaptações buscando o interesse e a curiosidade dos alunos por um dado assunto do projeto.
          O ideal seria colocar o aluno a se conectar com o mundo mas, caso não seja possível, o professor realiza a pesquisa desejada anteriormente e leva para ser transmitida de outra forma; no DVD, computador,etc. E posteriormente realiza um debate no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário